Quem plantou trigo no MS teve bom lucro

Publicado em 14/10/2010 07:23

O produtor rural de Mato Grosso do Sul que apostou na produção do trigo como alternativa de sucessão à soja, está tendo motivos para comemorar, este ano.

É que, apesar da estiagem do mês de junho, ele conseguiu colher em torno de 2,5 mil quilos de trigo por hectare. "Em experimentos conduzidos na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, conseguimos até 3,8 mil quilos por hectare", diz o pesquisador Claudio Lazzarotto.

Segundo ele, outro motivo que demonstra a vantagem em investir no trigo é o preço que está sendo pago pelo produto: R$ 36 pelo saco de 60 quilos. "O moinho Belarina de Cuiabá está pagando esse valor. O trigo hoje apresenta a mesma produtividade do milho ou até maior, por ser uma cultura mais adaptada à semeadura realizada em abril e à colheita que deve ser feita em agosto", observa o pesquisador.

Mais vantagens

Outra vantagem do trigo frente ao milho, de acordo com Lazzarotto, é que a cultura não pressiona o produtor a antecipar a semeadura da soja, pois o plantio do mesmo só começa em abril. "Isso demonstra que o trigo ainda é a melhor cultura a ser explorada no período outono/inverno", finaliza.

Tags:

Fonte: Correio do Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia 7: Novas lavouras visitadas em Iowa e Minnesota seguem confirmando bom potencial da safra dos EUA
Exportações argentinas de soja e milho se recuperam
Dia 6: Lavouras de Minnesota, Dakota do Norte e Nebraska receberam chuvas nos últimos dias e mostram bons resultados
Ibrafe: Varejo calmo e forte demanda nas origens
Dia 5: Em Iowa, lavouras de grande porte, com padrão de elevadas produtividades se repetem para soja e milho
Emater/RS projeta aumento de área para soja, feijão e arroz e diminuição no milho para safra 24/25