Programa garante plantio de feijão caupi no Pará
Na propriedade do agricultor Sidevaldo Veloso, no município de Altamira, a colheita do milho está chegando ao fim. Ele já começou o plantio de feijão na mesma área. O agricultor recebeu dez quilos de sementes selecionadas para começar a lavoura que será cultivada em dois hectares. O agricultor espera colher pelo menos mil quilos do feijão caupi.
Só na região da Transamazônica foram distribuídas 12 toneladas de sementes básicas de feijão caupi da variedade guariba, que devem beneficiar cerca de 1,5 mil famílias.
As sementes básicas, que são melhoradas geneticamente, foram adquiridas pela Secretaria Estadual de Agricultura. A secretaria repassou o feijão às prefeituras, associações e sindicatos de agricultores de 11 municípios do sudoeste do Estado.
A pesquisa demonstrou que o feijão caupi tem boa produtividade e se adapta bem às condições climáticas e ao solo da região, além de ser mais resistente às pragas.
Cada produtor que participar do programa de distribuição de semente terá que devolver depois da colheita o dobro da quantidade que recebeu, para que em 2011 mais agricultores possam ser beneficiados.