Renda da orizicultura preocupa

Publicado em 25/05/2010 07:26
A preocupação com a renda do produtor de arroz esteve na pauta dos debates de ontem (24) na 16 edição da Fenarroz, em Cachoeira do Sul. Segundo o superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor, uma saída para o agricultor pode ser buscar parcerias para ter armazéns próprios e esperar por melhores preços. "Hoje, a indústria é que armazena o arroz. São eles que estão fazendo o mercado", frizou.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, destacou que a garantia de renda passa por ajustes na política agrícola. Ele também anunciou que a Casa Civil deve apresentar uma proposta até o final do mês sobre o pedido de ajuda emergencial para os produtores que tiveram prejuízos com as chuvas. "É a primeira vez que nos retornam", confessou.

Signor ainda alertou para os riscos da elevação da TEC do arroz de 12% para 30%. Segundo ele, a mudança desequilibra o mercado. O presidente da Federarroz, Renato Rocha, disse que a produção do Mercosul será suficiente para abastecer o Brasil.

Tags:

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“É um absurdo o tamanho da área de arroz que a Conab está cogitando para o Rio Grande do Sul”, afirma presidente da Federarroz
Feijão-preto: Paraná avança no plantio da segunda safra e preocupa o mercado
Cultivo de centeio no Brasil ganha zoneamento agrícola de risco climático
Atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da canola pode dar um novo impulso ao cultivo dessa oleaginosa no Brasil
Arroz/Cepea: Importações são as maiores em 21 anos
Anec eleva previsões de exportações de soja, milho, trigo e farelo do Brasil em janeiro
undefined