Federarroz apresenta demandas ao ministro Wagner Rossi

Publicado em 28/04/2010 08:45
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Caiaffo da Rocha, participa nesta quinta-feira, às 15h, de uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. Rocha, que esteve na posse do ministro, participará da primeira reunião formal de Rossi por intercessão do Dep. Fed. Darcísio Perondi. O setor arrozeiro gaúcho reapresentará os pleitos de liberação de recursos emergenciais para os produtores que acumulam perdas por ação climática na safra 2009/10, cuja liberação de recursos tramita em Brasília.

Segundo Rocha, a reunião será estratégica porque o setor arrozeiro gaúcho apresentará suas demandas e sugestões ao pacote agrícola que o governo federal deverá lançar ainda no primeiro semestre. “Além disso vamos tratar das demandas de custeio, investimentos, armazenagem e seguro agrícola”, frisou o dirigente.

TEC - Segundo ele, os arrozeiros gaúchos estão ultimando preparativos também para encaminhar ao governo federal o pleito de elevação conjunta, pelo Mercosul, da Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre o arroz importado de terceiros países. A taxa, em 12% atualmente, seria elevada para 35%. A medida blindará o mercado nacional frente à ameaça de ingresso de volumes excessivos de produto “barato” da Ásia, em prejuízo ao produtor nacional e o comércio intrabloco. “Além do mais, os estoques públicos e o Mercosul dispõem de arroz suficiente para cobrir a quebra de safra do Rio Grande do Sul nessa safra”, alertou Rocha. O Setor Produtivo também busca apoio entidades arrozeiras da Argentina, Uruguai e Paraguai, objetivando ação política nos respectivos governos.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec eleva previsões de exportações de soja, milho, trigo e farelo do Brasil em janeiro
Federarroz: Área do pós-colheita crescerá este ano na Abertura da Colheita do Arroz
Janeiro e fevereiro vão definir produtividade do arroz no RS
Abertura de mercado agropecuário para o Brasil na Costa Rica
Conab: Produção de grãos 2024/25 é estimada em 322,3 milhões de toneladas com clima favorável para as culturas de 1ª safra
Ibrafe: Mosca-branca chegou cedo em Guaíra/SP
undefined