Embarque de trigo com problemas de qualidade supera 700 mil toneladas

Publicado em 23/04/2010 08:34 e atualizado em 23/04/2010 10:59
Das cerca de 5 milhões de toneladas de trigo produzidas no país na safra 2009, pelo menos 30%, ou cerca de 1,5 milhão de toneladas, tiveram problemas sérios de qualidade devido a chuvas na colheita, segundo estimativas do mercado. Esta condição, que trouxe insatisfação generalizada do lado das indústrias moageiras e dos produtores, deverá elevar a níveis recordes as exportações do cereal brasileiro este ano. No primeiro trimestre, os embarques de produto, a maior parte destinada à ração animal, foram três vezes maiores que em igual período de 2009.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre janeiro e março deste ano as vendas ao exterior somaram 744 mil toneladas, ante 232 mil no primeiro trimestre de 2009. A expectativa do mercado é de que esse volume possa superar 1 milhão de toneladas em 2010.

O Brasil produz cerca de metade do seu consumo de trigo, que é da ordem de 10 milhões de toneladas. O restante da demanda é atendido por trigo importado sobretudo de Argentina e Uruguai, cujas lavouras também foram prejudicadas por problemas climáticos.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec eleva previsões de exportações de soja, milho, trigo e farelo do Brasil em janeiro
Federarroz: Área do pós-colheita crescerá este ano na Abertura da Colheita do Arroz
Janeiro e fevereiro vão definir produtividade do arroz no RS
Abertura de mercado agropecuário para o Brasil na Costa Rica
Conab: Produção de grãos 2024/25 é estimada em 322,3 milhões de toneladas com clima favorável para as culturas de 1ª safra
Ibrafe: Mosca-branca chegou cedo em Guaíra/SP
undefined