INTERNACIONAL: China aumenta estoques de grãos, óleo e bases de metal

Publicado em 05/03/2010 14:18
A China, maior consumidor de metal do mundo, irá aumentar as reservas nacionais de commodities esse ano, informou o Ministério de Finanças. 

 “O governo irá aumentar as despesas com as reservas de grãos, óleo comestível, metais não ferrosos, petróleo e outros materiais importantes”, segundo informações do ministério. 

A compra de matéria prima para estoques no primeiro semestre do ano passado ajudou a levantar os preços das commodities, com o cobre e o zinco dobrando em 2009. O plano de governo de estímulo de US$586 bilhões também estimulou a compra, com importações de cobre, soja e ferro.  

Bons preços
Em 2009, o governo chinês estocou 6.9 milhões de toneladas de soja e 36 milhões de toneladas de milho, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. As autoridades têm vendido os estoques de grãos e açúcar para aliviar a escassez e limitar os ganhos. 

Os estoques de grãos da China são abundantes e as reservas irão ajudar a manter os preços estáveis. 

Tradução: Carla Mendes

Tags:

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agronorte planeja investir em armazém de grãos e fábrica de rações no Tocantins para atender à crescente necessidade no Norte e Nordeste
Depois de um ano desafiador, indústrias de arroz mantêm otimismo para 2025
China aprova mais culturas geneticamente modificadas para aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar
Chuva traz alívio aos campos de grãos castigados pela estiagem na China
Arroz/Retrospectiva Cepea: Mercado enfrenta turbulências em 2024
Feijão encerra 2024 com grande protagonismo e ano marca o início da transformação profissional da atividade, do campo ao consumo
undefined