Abiarroz manifesta apoio à antecipação dos efeitos da reforma tributária

Publicado em 31/03/2025 09:25

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) manifesta apoio à antecipação dos efeitos da reforma tributária do Governo Federal, que visa à redução dos impostos sobre produtos da cesta básica, com alíquota zero para alimentos essenciais, como o arroz.

A entidade defende que a alteração do sistema tributário, prevista para ser renovada em 2026 e concluída em 2033, seja antecipada. A equalização tributária do arroz será fundamental para tornar o cereal mais acessível à população brasileira.

Esse movimento é essencial para a segurança alimentar dos brasileiros, indo ao encontro do compromisso firmado por 148 países durante o encontro do G20, em 2024, que resultou na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza – e o exemplo da nossa reforma deve inspirar outras nações, recuperando custos não somente para o arroz, mas tantos outros alimentos que levam saúde e dignidade à população mundial.

O grão, como um dos alimentos mais consumidos no país, além de fundamental na nutrição, também é uma fortaleza do setor primário — e a redução de impostos este produto contribuirá para o aumento da competitividade da indústria orizícola, gerando mais emprego e renda.

A antecipação dos efeitos da reforma, portanto, representa um passo importante para o acesso dos brasileiros a alimentos de qualidade, conferindo mais equilíbrio ao mercado e garantindo a sustentabilidade da cadeia produtiva.

 

Fonte: Abiarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Embrapa promove dia de campo sobre novas cultivares e tecnologias do gergelim Embrapa promove dia de campo sobre novas cultivares e tecnologias do gergelim
Deral eleva projeções de safras de soja e milho do Paraná e reduz área de trigo Deral eleva projeções de safras de soja e milho do Paraná e reduz área de trigo
Ibrafe: Produtor vira comprador de Feijão-preto na região Sul do Brasil
A outrora próspera indústria de cereais da Ucrânia está à beira de se tornar uma vítima de guerra
Ibrafe: preços do Feijão estão baixos e qualquer fato novo pode impulsioná-los
Arroz/Cepea: Média cai pela 11ª semana consecutiva