Dia 5: De Santa Fé a Buenos Aires, safra de soja irregular e necessidade de chuvas ficam mais evidentes
O quinto dia de Crop Tour Notícias Agrícolas e Grupo Labhoro pela Argentina, que acontece nesta sexta-feira (21), leva os integrantes às província de Santa Fé e Buenos Aires. E como explicou o diretor geral da Labhoro, Ginaldo Sousa, "as lavouras da parte central e oeste de Santa Fé estão melhores do que as do leste", porém, ainda precisando de boas e novas chuvas para dar sequência ao seu processo de recuperação depois da seca.
"O que podemos dizer até aqui? Temos lavouras boas, lavouras medianas e lavouras péssimas. A safra não é 50 milhões de toneladas, como já dissemos, mas quero transmitir a vocês a tranquilidade de que as chuvas que aconteceram durante o último final de semana deram um novo vigor às lavouras de soja. Agora, precisa continuar chovendo", detalha Sousa.
Há uma irregularidade também entre as fases de desenvolvimento dos campos, o que também dificulta uma mensuração mais assertiva da extensão das perdas pelas adversidades climáticas já vividas.
Os mapas climáticos sinalizam que, a partir do dia 28, as chuvas deverão voltar a chegar a, praticamente, todo o território argentino e também no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Acompanhe as imagens das áreas visitadas nesta sexta-feira. As fotos são de Daniel Olivi.
OLIVERA, BUENOS AIRES
CHIVILCOY, BUENOS AIRES
ALBERTI, BUENOS AIRES
EDUARDO O'BRIEN, BUENOS AIRES
JUNIN, BUENOS AIRES
ROJAS, BUENOS AIRES
PERGAMINO, BUENOS AIRES
PEYRANO, SANTA FÉ
CORONEL RODOLFO DOMINGUEZ, SANTA FÉ
LA CAROLINA, SANTA FÉ