CNA discute parceria para profissionalização e mecanização na produção de grãos

Publicado em 29/11/2024 08:47
Representantes da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas visitaram sede da Fatec, em Pompeia

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visitou, na quinta (28), a sede da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Shunji Nishimura e as instalações da Jacto, em Pompeia (SP). O objetivo do encontro foi conhecer os programas de profissionalização e mecanização agrícola, além de discutir desafios e possíveis parcerias para o setor.

O presidente da Comissão, André Dobashi, destacou a relevância da troca de experiências entre as instituições e a busca por soluções conjuntas. “A mecanização é um dos pilares para aumentar a eficiência e a produtividade da agricultura brasileira. Conhecer iniciativas como as da Fatec e da Jacto nos permite pensar em estratégias para levar capacitação aos produtores e suas equipes, enfrentando desafios como a falta de mão de obra especializada”, disse Dobashi.

O superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, reforçou a importância de parcerias estratégicas para superar os desafios da profissionalização no campo. “Nosso propósito na Fatec é formar profissionais altamente qualificados que atendam às exigências do mercado agrícola, especialmente na mecanização, que é essencial para a competitividade do setor. Parcerias como a que estamos discutindo com a CNA são necessárias para levar esse propósito a um número maior de produtores e trabalhadores do campo”, afirmou Fusco.

Pedro Estevão, diretor de Relações Institucionais da Jacto, enfatizou a experiência da empresa em soluções tecnológicas para o agronegócio e a importância de iniciativas conjuntas como essa. “Com 76 anos de história, a Jacto tem contribuído para a inovação no campo e sabe que a capacitação profissional é essencial para que as tecnologias tenham o máximo de eficiência. Trabalhar em parceria com instituições como a CNA e a Fatec fortalece todo o setor”, destacou Estevão.

Os próximos passos da parceria envolvem a construção conjunta de um planejamento estratégico e curricular para avançar com um projeto piloto em 2025. A iniciativa visa oferecer capacitação direcionada às necessidades dos produtores e contribuir para a modernização e competitividade da agricultura brasileira.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maio Chegou: Visão Estratégica para Produtores e Comerciantes de Feijão-Carioca Maio Chegou: Visão Estratégica para Produtores e Comerciantes de Feijão-Carioca
Feijão/Cepea: Movimento de queda é interrompido no encerramento de abril Feijão/Cepea: Movimento de queda é interrompido no encerramento de abril
As perspectivas dos fundos sobre milho e trigo na CBOT estão fora dos limites novamente
Preço do feijão preto está abaixo do mínimo estipulado pela Conab
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Arroz/Cepea: Presença compradora e recuo vendedor estabilizam cotações