Deral faz leve redução de safras de soja, milho e trigo do Paraná

Publicado em 28/11/2024 10:50

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Paraná 2024/25 foi estimada nesta quinta-feira em 22,3 milhões de toneladas, ante 22,4 milhões de toneladas na estimativa do mês anterior, de acordo com projeção mensal do Departamento de Economia Rural (Deral).

Caso a projeção seja confirmada, a safra em desenvolvimento ficaria ainda em um patamar recorde, igualando o volume de 2022/23, segundo números do departamento do governo do Estado.

A redução na estimativa acontece após uma estiagem afetar algumas lavouras no noroeste do Estado, um dos maiores produtores da oleaginosa no Brasil.

Mas a colheita ainda tem potencial de crescer 20% na comparação com o ciclo passado, atingido pela seca.

Já o milho primeira safra do Paraná 2024/25 teve sua estimativa reduzida para 2,59 milhões de toneladas, ante 2,62 milhões no mês anterior. O volume, se confirmado, ainda representaria um aumento de 3% na comparação com a temporada passada.

Já a safra de trigo de 2024, já colhida, foi reavaliada para 2,3 milhões de toneladas, ante 2,35 milhões na estimativa divulgada em outubro. O novo volume estimado representa uma redução de 37% ante 2023.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As safras de inverno russas devem resistir às geadas tardias, dizem os meteorologistas As safras de inverno russas devem resistir às geadas tardias, dizem os meteorologistas
Recentes chuvas na Argentina marcam "ponto de inflexão" para safras de soja e milho Recentes chuvas na Argentina marcam "ponto de inflexão" para safras de soja e milho
Ibrafe intensifica busca por novos mercados os feijões do Brasil
Ibrafe intensifica busca por novos mercados os feijões do Brasil
Ibrafe intensifica busca por novos mercados os feijões do Brasil
AgRural reduz em 1,6% previsão de safra de soja do Brasil, mantém estimativa do milho