Exportações de grãos e oleaginosas da Ucrânia avançaram em outubro, diz sindicato

Publicado em 05/11/2024 12:54

Logotipo Reuters

KIEV (Reuters) - As exportações totais de grãos e sementes oleaginosas da Ucrânia por via marítima e fluvial totalizaram 5,28 milhões de toneladas métricas em outubro, bem acima dos 3,13 milhões de toneladas exportadas no ano anterior, informou o sindicato de comerciantes UGA nesta terça-feira.

A Ucrânia é um importante produtor e exportador global de grãos, óleos vegetais e sementes oleaginosas.

O volume do mês passado incluiu quase 4,8 milhões de toneladas exportadas pelo Mar Negro e 495.000 toneladas de carga transportada pelo rio Danúbio.

O sindicato disse que mais 515.000 toneladas de carga agrícola foram exportadas por via ferroviária e 142.000 toneladas por via rodoviária.

A UGA disse que a Ucrânia exportou 1,65 milhão de toneladas de trigo no mês passado, 1,93 milhão de toneladas de milho, 716 mil toneladas de soja, 475 mil toneladas de colza, 458 mil toneladas de óleo de girassol e 350 mil toneladas de cevada.

O analista APK-Inform disse que as exportações de soja atingiram um novo recorde, superando o recorde anterior de 561.500 toneladas em outubro de 2019.

O aumento significativo nos embarques de soja desde o início da temporada 2024/25 refletiu a crescente demanda pela safra ucraniana dos principais importadores -- a UE e a Turquia, disse a APK-Inform em um relatório.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste
Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz
Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor
Ibrafe: Estabilidade nos mercados de feijão
Ibrafe: Feijão Caupi em baixa com maior oferta
Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas