Indonésia considera importar 1 milhão de toneladas de arroz da Índia no próximo ano, diz ministro
JACARTA, 29 de outubro (Reuters) - A Indonésia está considerando um plano para importar 1 milhão de toneladas métricas de arroz da Índia em 2025 para garantir o fornecimento até sua principal colheita, disse o Ministro Coordenador de Assuntos Alimentares, Zulkifli Hasan, após uma reunião de autoridades agrícolas e de alimentos na terça-feira.
A produção de arroz da Indonésia deve cair 2,43% este ano, para 30,34 milhões de toneladas métricas, devido ao atraso no plantio e na colheita em meio ao clima seco mais longo em 2023, informou o departamento de estatísticas no início deste mês.
"Precisamos de mais 1 milhão de toneladas... para que possamos passar por fevereiro. A produção no período de dezembro a fevereiro costuma ser menor", disse o chefe da Agência Nacional de Alimentos, Arief Prasetyo Adi, aos repórteres após a reunião com Hasan.
O arroz é um alimento básico para a maioria dos 280 milhões de habitantes da Indonésia e a principal colheita de arroz geralmente começa em março.
As importações de arroz da Indonésia aumentaram nos últimos dois anos, atingindo mais de 3 milhões de toneladas métricas por ano.
O país do Sudeste Asiático pretende importar até 3,6 milhões de toneladas de arroz este ano. Ele também planeja abrir entre 750.000 hectares e 1 milhão de hectares (2,47 milhões de acres) de novos campos de arroz em 2025 para atingir a meta do presidente Prabowo Subianto de autossuficiência alimentar.
O maior exportador de arroz do mundo, a Índia, removeu o preço mínimo para a exportação de arroz branco não basmati neste mês para impulsionar as exportações devido à expectativa de maior produção e aos estoques acumulados desde as restrições de exportação de 2023.
Reportagem de Dewi Kurniawati; Escrita por Ananda Teresia e Bernadette Christina; Edição de John Mair e Michael Perry