Conab doa sementes de arroz a agricultores em municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa, nesta terça-feira (22), da abertura do plantio de arroz agroecológico e da entrega de sementes, em Eldorado do Sul/RS. A doação de sementes de arroz, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), atende municípios em situação de emergência e calamidade pública, em razão das enchentes ocorridas este ano.
Serão distribuídas mais de 245 toneladas de sementes agroecológicas e 473.500 toneladas de sementes adaptadas ao sistema orgânico, totalizando 718.840 toneladas de sementes de diversas variedades. A ação beneficiará 373 famílias e serão cultivados aproximadamente 4.000 hectares, nos municípios de Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Viamão, São Jerônimo e Charqueadas.
A maior parte da produção, aproximadamente 3.600 hectares, será de arroz orgânico, e o restante será produção de transição para o orgânico, com uso de bioinsumos e demais práticas agroecológicas. Para o acompanhamento técnico, as ações contam com a parceria da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (RedeCoop).
O evento, organizado pelo Grupo Gestor do Arroz Agroecológico e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados de Porto Alegre (Cootap), terá a presença da ministra substituta do MDA, Fernanda Machiaveli. Participam do ato a superintendente regional da Conab no Rio Grande do Sul, Luzia Teixeira, o gerente de operações Gilson Pereira, o assistente Antonio Matheus e o encarregado do Setor de Apoio à Logística e Gestão da Oferta, Matias Fuhr.
A recepção acontecerá a partir das 14h, na sede da Cootap. A partir das 14h30 haverá a atividade de plantio de sementes agroecológicas, realizada na lavoura de arroz do Assentamento Irga. Às 16h, haverá o Ato Celebrativo com as falas das autoridades e representantes dos agricultores. O encerramento será às 17h.