Semeadura de arroz no Estado do Rio Grande do Sul alcança 9,5% da área estimada

Publicado em 03/10/2024 12:58 e atualizado em 03/10/2024 17:24

A semeadura do arroz no Rio Grande do Sul alcançou 9,54% nesta semana, conforme levantamento elaborado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Foram semeados nas seis regionais arrozeiras, até agora, 90.502 hectares dos 948.356 hectares estimados pelo Instituto. A pequena evolução em relação à semana anterior se justifica pelas fortes chuvas desta semana em todo o Estado.

“As precipitações que ocorreram nas últimas semanas no Estado foram muito intensas e isso ocasionou que toda a região da Zona Sul ainda não começasse a semeadura. São áreas grandes e é uma região que representa muito hoje para a produtividade do arroz. Mas ainda temos um mês até o final do período mais recomendado para a semeadura de arroz, que vai até o início de novembro”, comenta o gerente da Extensão Rural (Dater) do Irga, engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira.

Ele acrescenta que a Fronteira Oeste ainda é a região mais avançada, com pouco mais de 30% da área semeada. “Conforme o relato dos colegas da região, o normal da semeadura para o mês de setembro é ficar próximo a 30% e esse objetivo foi cumprido pelos produtores da regional”, complementa Siqueira.

A evolução da semeadura de arroz elaborada pelo Irga e coordenada pela Dater a partir de informações coletadas pelos núcleos da autarquia no interior do Estado junto aos orizicultores.

Fonte: Sec. de Agricultura - RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos
undefined