Irga e UFSM promovem simpósio sobre impacto das enchentes nas áreas de arroz

Publicado em 25/07/2024 08:07

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizam, nos dias 29 e 30 de julho, o simpósio “Impacto das enchentes: propostas de recuperação e a próxima safra”. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM, em Santa Maria. As palestras são abertas ao público e as inscrições podem ser feitas neste link.

“Após os eventos climáticos severos que atingiram o Rio Grande do Sul, no final de abril e maio deste ano, a região Central do Estado, caracterizada por intensiva atividade orizicola, foi fortemente impactada pelas enchentes. Diante dessa situação, estamos organizando esse simpósio. Considerando a importância científica e técnica desse evento para a cadeia orizícola, convidamos a todos para participar”, comenta a diretora técnica do instituto, Flávia Tomita. 

Confira a programação

DIA 29/07

13h30 – Abertura: com o reitor da UFSM, Luciano Schuch, e o presidente do Irga, Rodrigo Machado
14h – Palestra de Abertura: Como o El Niño de 2023/2024 impactou o RS, e o que esperar para a próxima safra? Com Dra. Jossana Cera (Irga)
14h45 – Discussão

PAINEL 1: DIAGNÓSTICO DE IMPACTOS E AÇÕES EM ANDAMENTO
15h – Palestra 1: Diagnóstico dos impactos causados pelas enchentes em áreas arrozeiras. Com Luiz Fernando Siqueira (Irga)
15h40 – Palestra 2: Proposta da sequência das ações no processo de recuperação das áreas atingidas. Com Adalton Siqueira (engenheiro agronômo) e Sanderlei Pereira (engenheiro agronômo)
16h10 – Palestra 3: O que o produtor pode fazer e no que é necessário ajuda? Com Jair Buske (produtor rural)
16h40 – Discussão: Moderador Alan Kochenborg (engenheiro agronômo)

PAINEL 2 - AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DO SOLO PARA AS ÁREAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES

17h20 – Palestra 1: Práticas para recuperação do solo. Com Dr. Ibanor Anghinoni (Irga)
17h50 – Palestra 2: Manejo da biologia do solo para apressar a recuperação. Com Dra. Emanuele Junges (IF Farroupilha)
18h20 – Discussão: Moderador Dr. Filipe Selau Carlos (UFPel) 

DIA 30/07

PAINEL 3 - AÇÕES ESTRUTURANTES PARA UMA ATIVIDADE AGRÍCOLA MAIS RESILIENTE

8h30 – Palestra 1: Uma visão macro da bacia do Jacuí: origem e consequências das enchentes. Com Dr. Anderson Ruhoff (IPH - UFRGS)
9h – Palestra 2: Serviços agroecossistêmicos nas propriedades de terras baixas: áreas de amortecimento (efeito esponja) para prevenção de enchentes. Com Dr. Fernando Meirelles (IPH - UFRGS)
9h30 – Palestra 3: Planejamento conservacionista de água e solo em bacias hidrográficas, visando o controle de enchentes de processos erosivos. Com Dr. Jean Minella (UFSM)
10h – Discussão: Moderador Enio Coelho (Irga)
11h – Palestra: Segurança jurídica nas atividades de reconstrução. Com Marcelo Camardelli Rosa (secretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura)

PAINEL 4 - NOVAS TECNOLOGIAS PARA CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS EM ARROZ IRRIGADO:

APRENDIZADOS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÓXIMA SAFRA

13h45 – Palestra 1: Manejo de resistências de plantas daninhas em sistemas de produção com arroz. Com Dr. Aldo Merotto (UFRGS)
14h35 – Basf - Sistema ProvísiaTM
14h55 – RiceTec - Sistema Max-AceTM
15h15 – Discussão: Moderador MSc. Carlos Mariot (Irga)
15h45 – Palestra: Agronegócio Brasileiro: Economia, Preservação Ambiental e Impacto Social. Antônio da Luz (economista chefe da Farsul)

Fonte: Sec. de Agricultura - RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint
Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno
Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa
Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22
Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações
Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária