Exportações de grãos da Ucrânia na safra 2023/24 alcançam 40,3 mi t

Publicado em 26/04/2024 08:12

Logotipo Reuters

 

KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização de julho a junho de 2023/24 atingiram quase 40,3 milhões de toneladas até 26 de abril, contra 41,1 milhões no ano anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta sexta-feira.

Esse volume incluiu 5,2 milhões de toneladas exportadas até agora em abril, segundo os dados.

As exportações nesta temporada incluíram 15,4 milhões de toneladas de trigo, 22,2 milhões de toneladas de milho e 2,2 milhões de toneladas de cevada.

Uma fonte do setor disse esta semana que as exportações ucranianas de grãos podem totalizar de 6 a 7 milhões de toneladas em abril, apesar dos ataques russos à infraestrutura portuária ucraniana no Mar Negro.

Normalmente, a Ucrânia envia cerca de 95% de suas exportações de grãos pelos portos do Mar Negro.

O governo ucraniano espera uma colheita de 81,3 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com um excedente exportável para 2023/24 de cerca de 50 milhões de toneladas.

O ministério disse que a safra combinada de grãos e oleaginosas de 2024 poderia cair para 74 milhões de toneladas, incluindo 52,4 milhões de toneladas de grãos.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do arroz cai mais de 30% em Santa Catarina e segundo semestre será desafiador para o setor Preço do arroz cai mais de 30% em Santa Catarina e segundo semestre será desafiador para o setor
Plantio das novas safras de soja e milho avança em ritmo forte nos EUA, avalia Hedgepoint Plantio das novas safras de soja e milho avança em ritmo forte nos EUA, avalia Hedgepoint
Ibrafe: mercado está cada vez mais influenciado por dois fatores principais: clima e infraestrutura de processamento
Índia aumenta preço de compra do arroz em 3%, menor aumento em cinco anos
Arroz/Cepea: Quedas de preços limitam margens de produtores
Varejistas japoneses solicitam compra de arroz barato estocado pelo governo