ADM diz que espera reportar fraqueza material em relatório anual
(Reuters) - A comerciante e processadora de grãos Archer Daniels Midland afirmou nesta sexta-feira que espera reportar fraqueza material no controle interno sobre relatórios financeiros em seu relatório anual, que pretende apresentar até 15 de março.
O diretor financeiro da empresa, Vikram Luthar, foi colocado em licença administrativa em janeiro, em meio a uma investigação sobre suas práticas contábeis em sua unidade de nutrição.
A empresa também atrasou a divulgação de seus resultados do quarto trimestre.
A ADM disse que estava trabalhando em um plano para resolver a fragilidade relacionada a suas práticas e procedimentos contábeis para vendas entre segmentos.
A empresa não prevê impacto em seus balanços consolidados, demonstrações de resultados ou fluxo de caixa, informou.
As ações da empresa subiram 2,6% nas negociações pré-mercado, após uma breve queda de 2%.
A investigação trouxe mais incertezas para a unidade de nutrição de alta margem da ADM, que estava sob pressão devido à fraca demanda por alternativas à carne e outros produtos, bem como pelo tempo de inatividade em uma grande instalação de processamento de soja.
A unidade fornece ingredientes, incluindo proteínas de origem vegetal, sabores naturais e emulsificantes para os setores de alimentos, bebidas e suplementos nutricionais, entre outros.
De acordo com um memorando da equipe da empresa visto pela Reuters no mês passado, a ADM também havia adiado o pagamento de bônus por desempenho a alguns executivos até que suas demonstrações financeiras fossem concluídas e auditadas.
A empresa também espera que o lucro líquido atribuível a participações controladoras diminua em 2023, em comparação com 2022.
(Reportagem de Arunima Kumar e Sourasis Bose em Bengaluru)