Dia 3: Entrando em La Pampa, Crop Tour ainda enxerga necessidade de chuvas para manutenção da safra

Publicado em 20/02/2024 12:12 e atualizado em 20/02/2024 18:36
"Neste exato momento, não se pode dizer que a safra está feita. Se chover, sim. Será uma safra de 48 milhões de toneladas para cima", afirma Ginaldo Sousa

Nesta terça-feira (20), terceiro dia de Crop Tour Argentina 2024, o grupo visita mais áreas na província de Córdoba. As paradas já se deram em Nicolas Bruzzone, Vicuña Mackenna, Santa Catalina, Rio Cuarto e Arroyo Cabral. E em todas elas o que o grupo encontrou foram solos secos ou pouco úmidos e lavouras necessitando de boas chuvas para dar sequência ao seu desenvolvimento, tanto na soja, quanto no milho. 

Ao final do dia, o grupo começou a entrar na província de La Pampa, onde fez duas novas paradas em Embaixador Martini e Winifreda, como mostram as imagens a seguir. 

"Lavouras por aqui estão boas, mas precisam de chuvas sim. Então, até agora, este é o terceiro dia em que estamos viajando, na província de Buenos Aires encontramos problemas, no norte de Santa Fé e no leste de Córdoba. De Córdoba para cá as lavouras estão boas, entramos em La Pampa (...) e, neste exato momento, não se pode dizer que a safra está feita. Se chover, sim. Será uma safra de 48 milhões de toneladas para cima. Para a safra da Argentina, não apostem na quebra, acompanhem o clima e vejam o que está acontecendo", afirma o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa. 

As previsões, de acordo com um levantamento feito pelo Grupo Labhoro, dão conta de que acumulados de leves a moderados, somente, são esperados para a Argentina nos próximos 7 a 10 dias nas áreas de Córdoba, Santa Fé e Santiago del Estero, segundo o modelo GFS (americano). Já o europeu traz previsões de acumulados moderados em Santa Fé, Entre Rios, nordeste de Córdoba e sul de Santiago del Estero. 

WINIFREDA, LA PAMPA

Lavouras em Winifreda, La Pampa - Fotos: Daniel Olivi

EMBAIXADOR MARTINI, LA PAMPA

Lavouras em Embaixador Martini, La Pampa - Fotos: Daniel Olivi

NICOLAS BRUZZONE, CÓRDOBA

Assim como nas demais paradas anteriores na província de Córdoba, a região de Nicolas Bruzzone segue apresentando solo seco e lavouras mais comprometidas por conta das condições de tempo também. As previsões indicando pouca ou nenhuma chuva para os próximos dias no país preocupam. 

Campos visitados em Nicolas Bruzzone - Fotos: Daniel Olivi

VICUÑA MACKENNA, CÓRDOBA

Campos visitados em Vicuña Mackenna - Fotos: Daniel Olivi

SANTA CATALINA, CÓRDOBA

Lavouras em Santa Catalina - Fotos: Daniel Olivi

RIO CUARTO, CÓRDOBA

Lavouras em Rio Cuarto - Fotos: Daniel Olivi

ARROYO CABRAL, CÓRDOBA

Lavouras em Arroyo Cabral - Fotos: Daniel Olivi

Por: Carla Mendes e Daniel Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined