Em Illinois e partes de Iowa, Pro Farmer registra efeitos mais severos do calor e da seca na safra 23/24

Publicado em 24/08/2023 16:01 e atualizado em 24/08/2023 18:54

Os últimos números do Pro Farmer Crop Tour, que foram reportados na noite desta quarta-feira (24), indicam estimativas preliminares para os dois maiores estados produtores dos EUA: Iowa e Illinois. E nesta etapa da expedição, o destaque dos relatos tanto da equipe da perna oeste, como leste veio sobre o calor intenso nas regiões visitadas. 

Em áreas onde as temperaturas se mostravam mais amenas era possível registrar também um impacto menos intenso do calorão sobre as lavouras de soja e milho. Ao mesmo tempo, os participantes do tour puderam perceber também que, apesar das adversidades deste ano, os campos têm se recuperado da seca do ano passado. 

Confira os dados dos estados de Ohio, Dakota do Sul, Nebraska e Indiana que já foram reportados nesta semana:

** As tabelas abaixo, do portal americano AgWeb, trazem os rendimentos do milho em bushels por acre e a contagem de vagens em um espaço de três pés quadrados. 

FAIXA OESTE DO CINTURÃO

Iowa - O time do Pro Farmer divide o estado de Iowa em nove distritos e os três primeiros a ser reportados são o 1, 4 e 3. "Obtivemos resultados 'mistos' para o milho no oeste de Iowa neste tour de 2023. O rendimento do Distrito 4 (centro-oeste) foi o mais baixo da viagem em pelo menos nove anos, mas os distritos do noroeste e sudoeste obtiveram resultados semelhantes às médias recentes da expedição", resumiu a especialista Karen Braun.

O produtor Roger Cerven, que cultiva grãos em Iowa, relatou que as chuvas irregulares da região promoveram resultados com diferenças drásticas entre seus campos nesta safra. "Temos propriedades em que a produtividade será de 140 bushels por acre, outras 200. Se ficarmos com uma média de 170 bu/ac será uma vitória", diz.

Fotos: Karen Braun

A média de rendimento para o cereal no distrito 1 de Iowa ficou em 190,99 sacas por hectare (182,58 bushels por acre), apenas 0,81% maior do que a média do ano anterior. Para os últimos três anos, a média produtiva do milho foi de 190,50 scs/ha. 

No distrito quatro, a produtividade foi estimada, na média, em 176,48 sacas por hectare (168,71 bushels por acre), sendo 6,67% menor na comparação anual. Em relação à média das últimas três safras - de 193,28 scs/ha - a diminuição é de 8,69%. 

Já no distrito sete, o Pro Farmer trouxe estimativa de rendimento em 193,35 sacas por hectare (184,84 bushels por acre), 6,41% a mais do que no ano passado. A média das últimas três temporadas na região é de 192,10 sacas por hectare. 

Na contagem de vagens, os númeors ficaram abaixo do ano passado nos distritos quatro e sete, porém, no um, o número foi maior e ficou em 1137,24. Em 2022, foram 1089,74 e a média da região, nas últimas três safras, é de 1064,13. 

No distrito quatro, o número final foi de 1120,3 vagens em um espaço de, aproximadamente, um metro quadrado. Em 2022, a contagem ficou em 1258,94 vagens de soja. A média é de 1220,53. 

Para o distrito sete, o número de vagens do espaço da amostra ficou em 1170,28, contra 1223,85 do ano passado e diante de 1251,83 da média das últimas três safras. 

"Está quente agora, mas começamos o mês mais frio e úmido, então a soja estava recebendo as chuvas de agosto que dão uma boa produtividade. Vimos números bastante consistentes na soja este ano", disse um dos participantes da área em questão. 

FAIXA LESTE DO CINTURÃO

Illinois - No leste do cinturão, a irregularidade também é uma marca expressiva, em especial em Illinois. Ainda assim, a média estimada de produtividade de milho no estado ficou ligeiramente acima do ano passado, em 202,64 sacas por hectare (193,72 bushels por acre). Um aumento de 1,585 na comparação anual. A média das últimas três safras é de 200,99 scs/ha. 

O aumento no número de vagens por, aproximadamente, um metro quadrado também teve um tímido aumento de 1,69% na comparação anual, chegando a 1,270,8 unidades. Em relação à média das últimas três temporadas, o aumento foi de 0,94%. 

O QUE É O PRO FARMER CROP TOUR?

O Pro Farmer Crop Tour chega, nesta safra 2023/24, a sua 31ª edição. O evento, que reúne produtores rurais, analistas, consultores e especialistas de uma forma geral do agronegócio americano, data de 1993 e a marca foi comprada pelo Farm Journal - portal especializado em agro dos EUA - em 1998. O tour, no entanto, foi iniciado na década de 1970, pela Illinois Corn Growers. 

Os mesmos procedimentos de avaliação são utilizados ano após ano para que as comparações anuais possam sempre manter-se relevantes e úteis. 

Os rendimentos de milho são calculados usando um conjunto de dados que inclui a populações de espigas, comprimento de grão em polegadas, fileiras de grãos ao redor da espiga e espaçamento entre fileiras em cada campo. 

Já a produtividade da soja não é estimada por conta de duas variáveis bastante importantes - o número de grãos por vagem e o peso destes grãos. Assim, a medida utilizada - a contagem de vagens por três pés quadrados - ajuda na comparação com anos anteriores e orienta no entendimento sobre quanto da "fábrica de soja" está em produção nos EUA, como explicam os organizadores do Pro Farmer. 

As estimativas nacionais serão reportadas na tarde desta sexta-feira, 25 de agostoàs 15h30 (Brasília) e você acompanha aqui no Notícias Agrícolas. Sete estados serão visitados - Dakota do Sul, Ohio, Nebraska, Indiana, Minnesota, Illinois e Iowa. Apesar disso, para trazer suas estimativas nacionais, o time do Pro Farmer contabiliza também dados de outros estados que não tenham sido visitados. 

Na imagem, em verde, a segunda-feira (21) em Dakota do Sul e Ohio; em amarelo, a terça (22) com Nebraska, Indiana e parte de Illinois; em lilás, a quarta (23) contemplando partes de Illinois e Iowa e em laranja, a quinta (24), com partes de Iowa e Minnesota. 

 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec reduz previsões para exportações de soja, farelo e milho do Brasil em dezembro
Agronorte planeja investir em armazém de grãos e fábrica de rações no Tocantins para atender à crescente necessidade no Norte e Nordeste
Depois de um ano desafiador, indústrias de arroz mantêm otimismo para 2025
China aprova mais culturas geneticamente modificadas para aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar
Chuva traz alívio aos campos de grãos castigados pela estiagem na China
Arroz/Retrospectiva Cepea: Mercado enfrenta turbulências em 2024
undefined