Pro Farmer registra safras melhores em Dakota do Sul e Ohio no início do crop tour 2023/24

Publicado em 22/08/2023 15:50 e atualizado em 22/08/2023 16:37

O Pro Farmer Crop Tour de 2023 começou e já chega trazendo bastante volatilidade ao mercado internacional de grãos. Depois de diversos cenários de clima pelos quais passou a safra 2023/24 dos Estados Unidos, as expectativas são grandes e, no início da temporada, até mesmo comparações com a histórica seca de 2012/13 foram cogitadas pelos especialistas. Assim, depois de maio, junho e julho condições de clima um tanto adversas, agosto tem se mostrado um pouco melhor, os índices de umidade no solo aumentaram e as expectativas são de alguma recuperação entre as lavouras de milho e, especialmente, de soja, que é uma planta mais resiliente. 

Diversas equipes percorrem os EUA neste momento, visitando áreas de produção no oeste e leste do Corn Belt desde esta segunda-feira (21) e irão se encontrar em Illinois e Iowa, os dois maiores estados produtores do país. Assim, ao final dos dias, os dados preliminares são divulgados e garantindo ainda mais ansiedade aos mercados. 

Os dois primeiros estados visitados foram Dakota do Sul e Ohio. Em ambos, a contagem de vagens por, aproximadamente, um metro quadrado e a estimativa de produtividade do milho vieram acima dos números do ano passado, mas abaixo dos últimos números projetados para o USDA. 

As estimativas nacionais serão reportadas na tarde desta sexta-feira, 25 de agosto, às 15h30 (Brasília) e você acompanha aqui no Notícias Agrícolas. Sete estados serão visitados - Dakota do Sul, Ohio, Nebraska, Indiana, Minnesota, Illinois e Iowa. Apesar disso, para trazer suas estimativas nacionais, o time do Pro Farmer contabiliza também dados de outros estados que não tenham sido visitados. 

Na imagem, em verde, a segunda-feira (21) em Dakota do Sul e Ohio; em amarelo, a terça (22) com Nebraska, Indiana e parte de Illinois; em lilás, a quarta (23) contemplando partes de Illinois e Iowa e em laranja, a quinta (24), com partes de Iowa e Minnesota. 

"Acho que os maiores pontos de interrogação no tour são Illinois e Iowa, e como o leste cobre Illinois e a metade leste de Iowa, os dois maiores estados produtores de milho e soja, acho que a região leste provavelmente tem mais dúvidas, o que marca este ano”, diz Brian Grete, editor do Pro Farmer e líder da equipe leste das visitas. 

** As tabelas abaixo, do portal americano AgWeb, trazem os rendimentos do milho em bushels por acre e a contagem de vagens em um espaço de três pés quadrados. 

FAIXA OESTE DO CINTURÃO

Dakota do Sul - Nesta época, no ano passado, mais de 36% do estado da Dakota do Sul estavam cobertos pela seca. Já neste ano, o índice caiu para 14%, com pouquíssimas ocorrências de seca severa e extrema. Assim, as mudanças observadas nos índices de umidade na região oeste do cinturão ficaram aparentes nas estimativas deste final de segunda-feira.

De acordo com os primeiros números, a média esperada para a produtividade do milho na Dakota do Sul é de 164,67 sacas por hectare (157,42 bushels por acre). Há um ano, esta média era de 123,90 scs/ha, um aumento de 32,9. A média das últimas três safras no estado é de 149,71 sacas por hectare. 

Em um espaço de três pés quadrados foram contabilizadas 1013 vagens de soja, 16,2% a mais do que no ano passado. A média do estado é de 1039,71. 

"Nossa contagem de vagens é muito forte e superior ao que normalmente veríamos neste estado", diz Karen Braun, uma das participantes do Pro Farmer e especialista em commodities agrícolas. “Se continuarmos a ver essas contagens mais altas, acho que poderemos chegar a uma estimativa um pouco maior do que a do USDA”, disse sobre a produtividade da oleaginosa no estado. 

Fotos: Karen Braun

FAIXA LESTE DO CINTURÃO

O tour na faixa leste do cinturão começou pelo estado de Ohio em direção a Indiana. Os dados de Ohio foram fechados e os de Indiana estão sendo contabilizados durante esta terça-feira (22). 

Ohio -  O rendimento médio esperado para o milho em Ohio é de 192,41 sacas por hectare (183,94 bushels por acre), 5,6% maior do que o do ano passado de 182,19 scs/ha. A média do estado, nas últimas três temporadas, é de 183,73 scs/ha. 


O aumento das temperaturas no estado tem estado no radar dos participantes do tour, mas uma melhora em relação ao observado no ano passado é consenso entre os especialistas, ao menos até agora. "Ohio é, geralmente, um estado de sucesso ou fracasso. Há uma safra de milho de boa qualidade aqui este ano e parece um sucesso", diz Brian Grete.

Para a soja, as expectativas também são de uma safra melhor nesta temporada 2023/24. A contagem de vagens no estado ficou em 1,160,90, 10,7% a mais do que no passado. Os produtores ouvidos pelo time do Pro Farmer relataram melhores janelas de plantio neste ano e também trouxeram o sentimento de uma safra de soja mais produtiva, principalmente em decorrência das recentes chuvas. 

O QUE É O PRO FARMER CROP TOUR?

O Pro Farmer Crop Tour chega, nesta safra 2023/24, a sua 31ª edição. O evento, que reúne produtores rurais, analistas, consultores e especialistas de uma forma geral do agronegócio americano, data de 1993 e a marca foi comprada pelo Farm Journal - portal especializado em agro dos EUA - em 1998. O tour, no entanto, foi iniciado na década de 1970, pela Illinois Corn Growers. 

Os mesmos procedimentos de avaliação são utilizados ano após ano para que as comparações anuais possam sempre manter-se relevantes e úteis. 

Os rendimentos de milho são calculados usando um conjunto de dados que inclui a populações de espigas, comprimento de grão em polegadas, fileiras de grãos ao redor da espiga e espaçamento entre fileiras em cada campo. 

Já a produtividade da soja não é estimada por conta de duas variáveis bastante importantes - o número de grãos por vagem e o peso destes grãos. Assim, a medida utilizada - a contagem de vagens por três pés quadrados - ajuda na comparação com anos anteriores e orienta no entendimento sobre quanto da "fábrica de soja" está em produção nos EUA, como explicam os organizadores do Pro Farmer. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim