Exportações de grãos da Ucrânia via Danúbio somam 820.000 t até agora em agosto, diz consultoria

Publicado em 17/08/2023 08:26

 

KIEV (Reuters) - A Ucrânia exportou na primeira quinzena de agosto 820.000 toneladas de grãos por meio de seus portos no rio Danúbio, que atualmente é sua principal rota de exportação, informou a consultoria APK-Inform na noite de quarta-feira.

O APK-Inform não forneceu números comparativos.

A Ucrânia tradicionalmente exporta a maior parte de seus grãos usando portos de águas profundas do Mar Negro de Odesa e Mykolaiv, mas foi forçada a mudar para o Danúbio depois que a Rússia desistiu de um acordo de grãos do Mar Negro mediado pela ONU em meados de julho.

Denys Marchuk, vice-chefe do Conselho Agrário Ucraniano, a maior organização de agronegócio do país, disse à televisão nacional que os portos ucranianos do Danúbio podem exportar cerca de 2,5 milhões de toneladas de grãos por mês.

No entanto, as exportações via Danúbio podem ser afetadas pelos recentes ataques russos à infraestrutura portuária.

"O desafio mais importante é, claro, os ataques na infraestrutura portuária", disse Marchuk.

"Por causa dos ataques, as exportações desaceleraram. Percebemos que os preços do frete subiram... alguns armadores estão se recusando a ir devido à situação perigosa", acrescentou.

Kiev disse na quarta-feira que um drone russo atingiu silos de grãos e armazéns danificados no porto fluvial de Reni, no Danúbio. No início deste mês, a Rússia atacou o porto de Izmail, no Danúbio.

O primeiro vice-ministro da Fazenda da Ucrânia, Taras Vysotskiy, disse à emissora de televisão nacional que até 5.000 toneladas de grãos foram destruídas no ataque a Reni.

O ministério da agricultura disse esta semana que as exportações de grãos da Ucrânia totalizaram, até 16 de agosto, 3,3 milhões de toneladas na temporada de julho a junho de 2023/24.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined