Exportações de grãos da Ucrânia atingem 3,3 mi t até agora em 2023/24, diz ministério

Publicado em 16/08/2023 08:44

Logotipo Reuters

 

KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia totalizaram 3,3 milhões de toneladas até agora na temporada 2023/24, que vai de julho a junho, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta quarta-feira.

O ministério não forneceu números comparativos para o mesmo período do ano anterior, mas disse que os embarques estavam em 2,99 milhões de toneladas em 19 de agosto de 2022.

As exportações foram afetadas desde que a Rússia saiu de um acordo de grãos apoiado pela ONU no mês passado, mas os dados do ministério não ofereceram uma quebra dos volumes exportados desde que o acordo fracassou.

O ministério disse que a Ucrânia exportou 1,03 milhão de toneladas de grãos em agosto.

O volume total das exportações de grãos nesta temporada incluiu 1,6 milhão de toneladas de milho, 1,3 milhão de toneladas de trigo e 397 mil toneladas de cevada.

As exportações para toda a temporada 2022/23 foram de quase 49 milhões de toneladas, superando as 48,4 milhões de toneladas da safra anterior.

A maior parte do volume foi exportado por portos profundos do Mar Negro sob o acordo intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia em julho passado para enfrentar uma crise alimentar global agravada pela invasão russa da Ucrânia e bloqueio dos portos ucranianos.

No entanto, a Rússia deixou o acordo em 17 de julho depois de dizer que suas exigências para aliviar as sanções sobre suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não foram atendidas. A Rússia também reclamou que não estavam chegando grãos suficientes aos países pobres.

A Ucrânia, grande produtora e exportadora de grãos, teve sua produção reduzida para cerca de 55 milhões de toneladas em peso limpo no calendário de 2022, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021.

O ministério disse que a safra pode totalizar cerca de 56 milhões de toneladas de grãos em 2023.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário