Exportação de grãos, farelo de soja e açúcar pelo Tiplam cresceu em 11% em 2022, diz VLI

Publicado em 16/05/2023 15:09

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A operadora de terminais logísticos e ferrovias VLI registrou aumento de 11% no volume de grãos, farelo de soja e açúcar exportados em 2022 pelo Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista, na comparação com o ano anterior, informou a empresa à Reuters.

O total exportado de produtos do agronegócio, que inclui soja e milho, somou 8,1 milhões de toneladas, contra 7,3 milhões de toneladas em 2021, segundo a VLI, que tem a mineradora Vale como principal acionista.

Esses números resultaram do recebimento de grãos que chegaram à Baixada Santista pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada pela VLI. Uma grande produção de açúcar do país também impulsionou os volumes.

"O Tiplam já é uma referência nacional dentro do setor e um sinônimo da eficiência da logística integrada da VLI, agregando valor à cadeia de negócios dos nossos clientes e contribuindo para a pauta de exportações do país...", ressaltou o diretor de Operações do Corredor Centro-Sudeste da VLI, Nicolas Szwako, em nota.

A VLI não segregou por produto os volumes exportados em 2022. O Tiplam integra o complexo portuário da região de Santos, principal exportador de soja e milho do Brasil.

A empresa disse ainda que "o embarque de cargas realizado no terminal é uma das etapas fundamentais de uma cadeia logística de alta performance criada pela VLI no Corredor Centro-Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica", importante rota para o escoamento de granéis agrícolas.

Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país, como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

A capacidade do Tiplam em exportar grãos e açúcar por meio da integração entre porto e ferrovia é um de seus diferenciais, afirmou a VLI.

O processo de escoamento de produtos acontece com o processamento de, em média, oito composições por dia, cada uma com 84 vagões.

O sistema utilizado pela VLI nas atividades de exportação consiste no embarque simultâneo com dois carregadores ("ship loaders") com produtividade de até 72 mil toneladas embarcadas por dia.

A movimentação total de cargas no Tiplam também teve aumento em 2022, atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas, disse a VLI, sem revelar dados comparativos. O terminal também movimenta fertilizantes importados, além dos produtos do agronegócio de exportação.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint
Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno
Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa
Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22
Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações
Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária