Exportações de grãos da Ucrânia aceleram em setembro após acordo de grãos, diz ministério

Publicado em 14/09/2022 09:27

KIEV (Reuters) - O ritmo das exportações de grãos da Ucrânia aumentou até agora em setembro, mas os volumes ainda estão bem abaixo dos níveis da temporada passada, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta quarta-feira.

As exportações de grãos da Ucrânia caíram desde o início da guerra porque seus portos do Mar Negro, uma importante rota para embarques, foram fechados, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.

Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev que foi intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

Os dados do ministério mostraram que a Ucrânia exportou 1,5 milhão de toneladas de grãos nos primeiros 13 dias de setembro, 34% menos que as 2,3 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano passado. Os embarques foram 40% menores na primeira semana de setembro.

O ministério não deu razão para o aumento, mas analistas dizem que os portos marítimos reabertos ajudaram a impulsionar os embarques da Ucrânia.

O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia disse na quarta-feira que 134 navios de carga com 3,1 milhões de toneladas de vários produtos agrícolas a bordo deixaram os portos ucranianos sob o acordo de grãos.

Os dados do Ministério da Agricultura mostraram que as exportações de grãos da Ucrânia totalizaram 5,8 milhões de toneladas até agora na temporada 2022/23 julho-junho, contra 10,9 milhões de toneladas no mesmo período de 2021/22.

(Por Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina
Fávaro diz em entrevista que leilão para importar arroz não é mais necessário
Comissão ouve ministro Paulo Pimenta sobre importação de arroz
Cerealistas defendem manutenção da isonomia tributária