Ministério russo diz que centro de coordenação para exportação de grãos começou a operar em Istambul

Publicado em 26/07/2022 10:46

O Centro Conjunto de Coordenação (JCC, na sigla em inglês), organizado como parte de um acordo para retomar as exportações de grãos da Ucrânia, começou a trabalhar em Istambul, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia nesta terça-feira.

A delegação russa enviada ao Centro chegará à Turquia nesta terça-feira e começará a trabalhar dentro do formato em quatro frentes, ao lado de Turquia, Ucrânia e Organização das Nações Unidas (ONU), disse o ministério, em um comunicado publicado nas redes sociais.

Rússia e Ucrânia assinaram um acordo importante na última sexta-feira, mediado por Ancara e pela ONU, para desbloquear as exportações de grãos dos portos da Ucrânia no Mar Negro, aliviando a crise alimentar internacional.

O acordo foi quase imediatamente colocado em risco, após a Rússia disparar mísseis contra o porto de Odessa, o maior da Ucrânia, na manhã de sábado, apenas 12 horas depois da cerimônia de assinatura em Istambul.

Mas tanto Moscou quanto Kiev disseram que tentarão avançar com o acordo --o primeiro grande avanço diplomático no conflito iniciado pela invasão da Ucrânia pela Rússia que agora está em seu sexto mês.

Ucrânia e Rússia representavam cerca de um terço das exportações globais de trigo antes da invasão da Rússia em 24 de fevereiro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina
Fávaro diz em entrevista que leilão para importar arroz não é mais necessário
Comissão ouve ministro Paulo Pimenta sobre importação de arroz
Cerealistas defendem manutenção da isonomia tributária