Putin diz que está disposto a discutir a retomada dos embarques de grãos ucranianos
(Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse aos líderes da França e da Alemanha em um telefonema neste sábado que a Rússia está disposta a discutir maneiras de tornar possível à Ucrânia retomar os embarques de grãos dos portos do Mar Negro, disse o Kremlin.
A Rússia e a Ucrânia respondem por quase um terço da oferta global de trigo, enquanto a Rússia também é um importante exportador global de fertilizantes e a Ucrânia é um grande exportador de milho e óleo de girassol.
"Por sua vez, a Rússia está pronta para ajudar a encontrar opções para a exportação de grãos sem impedimentos, incluindo a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro", disse o Kremlin.
Ele disse que também informou o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz que a Rússia estava pronta para aumentar sua exportação de fertilizantes e produtos agrícolas se as sanções contra o país fossem suspensas - uma demanda que ele levantou em conversas com os líderes italianos e austríacos nos últimos dias.
A Ucrânia e os países ocidentais acusaram a Rússia de armar a crise alimentar criada pela invasão da Ucrânia, que elevou os preços de grãos, óleos de cozinha, combustíveis e fertilizantes.
A Rússia culpou a situação pelas sanções ocidentais contra ela e na mineração dos portos ucranianos.
O Kremlin disse que Putin também disse que a Rússia está disposta a retomar as negociações com a Ucrânia.
"Foi dada atenção especial ao status das negociações que estão congeladas por causa de Kyiv. O presidente Vladimir Putin confirmou a abertura do lado russo para retomar o diálogo", afirmou.
(Reportagem da Reuters; Edição de Kirsten Donovan e Nick Macfie)