Clima deve melhorar para safra da Ucrânia, dizem especialistas

Publicado em 08/04/2022 12:54

(Reuters) - Os meteorologistas ucranianos esperam uma melhora significativa em breve nas condições climáticas para o desenvolvimento das culturas de primavera semeadas recentemente na Ucrânia, disse a consultoria agrícola APK-Inform nesta sexta-feira.

A Ucrânia é uma grande exportadora global de grãos, mas analistas têm dito que a escassez de umidade pode afetar as culturas.

"Baixas temperaturas do ar não são previstas durante o próximo período, e o regime de temperatura será favorável para o pleno desenvolvimento de grãos e oleaginosas", disse a APK-Inform citando meteorologistas estatais.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, disse na sexta-feira que quase todas as regiões começaram a semeadura de grãos em 2022, e que a área semeada pode ser 20% menor do que em 2021. Ele não forneceu um dado exato.

O Ministério da Agricultura disse na sexta-feira que os agricultores semearam 550,8 mil hectares de cevada, 113,5 mil hectares de trigo de primavera e 108,1 mil hectares de outros cereais.

O ministério disse que a área de semeadura da primavera de 2022 pode diminuir para 13,65 milhões de hectares, de 16,92 milhões em 2021.

APK-Inform previu este mês que a colheita de grãos da Ucrânia em 2022 pode cair 54,6%, para 38,9 milhões de toneladas, devido a uma redução no plantio em função da invasão pela Rússia.

(Por Natalia Zinets)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores continuam à espera da demanda
Arroz/Cepea: Liquidez segue baixa e cotações, em queda
Anec reduz projeções de exportações de soja e milho do Brasil em novembro
Acordo comercial entre Brasil e China pode impulsionar a produção de gergelim no Brasil
Ibrafe: Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
undefined