Monitoramento Agrícola da Conab mostra efeitos positivos da distribuição das chuvas na safra

Publicado em 28/02/2020 09:00

Os cultivos de verão da safra de grãos continuam sendo beneficiados em boa parte do país pelo bom período de chuvas nas regiões produtoras, desde a primeira quinzena deste mês. Volumes de chuva acima de 120 mm favoreceram as culturas que estavam na fase de floração e enchimento de grãos. As análises agrometeorológicas e espectrais, em complementação aos dados de campo, são do último Boletim de Monitoramento Agrícola, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Centro-Oeste, que responde pelo maior volume de produção do país, foi beneficiado pela distribuição das chuvas e termina a etapa de colheita, enquanto o Sudeste segue com o desenvolvimento da soja. Já a região do Matopiba recupera-se das anomalias negativas do índice de vegetação ocorridas no mês passado, com algumas áreas de anomalias positivas no Tocantins e na Bahia, favorecidas pela predominância das chuvas que se estabilizaram na região.

Em partes do Rio Grande do Sul, os baixos índices de precipitação prejudicaram sobretudo os cultivos de milho e soja, embora tenha garantido água suficiente para irrigação do arroz, favorecendo o seu desenvolvimento.

Confira os dados completos no Boletim de Monitoramento dos Cultivos de Verão Fevereiro/2020.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros e governo federal alinham estratégias para abastecer mercado nacional
SindArroz-SC leva pleito da valorização do arroz à Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc
Ibrafe: Grandes empacotadores são observados de perto pelo setor
Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina