Argentina: rendimentos médios do trigo no sudeste de Córdoba chegam até a 7600kg/ha
A colheita de trigo no sudeste de Córdoba, Argentina, segue dando notícias de rendimentos recordes - não só nos máximos, mas também na média.
Foi o que apontou Juan Pablo Ioele, técnico agrícola. "Os mapeamentos das primeiras áreas colhidas já nos mostravam rendimentos muito altos, dando indícios de que iríamos ter surpresas de rendimentos em algumas áreas com todas as condições para esse potencial", disse.
Nesta linha, Ioele contou ao jornal La Nación que há rendimentos médios expressivos, como é o caso de uma propriedade de 68 hectares em Isla Verde, que alcançou 7600kg por hectare. Essa área foi plantada sobre restolho de soja, enquanto aquelas que foram plantadas sobre o restolho do milho sofreram com dois episódios de geadas muito fortes durante a safra.
"Um dos fatores responsáveis por este êxito foi o controle de enfermidades, principalmente a ferrugem linear, que apareceu durante todo o ciclo da campanha", expressou.
Ele também aponta que a fertilização, em especial aquela feita no momento do plantio, teve grande responsabilidade sobre os resultados obtidos.
Tradução: Izadora Pimenta