Produtores aguardam por melhores temperaturas para definir rendimento do trigo no Uruguai
Os cultivos de trigo entram em etapa de definição de produtividade no Uruguai, à espera de que as previsões de chuvas e dias nublados sejam cumpridas.
Jorge Beceiro, gerente de insumos e sementes da Copagran, disse que os cultivos de trigo estão melhores do que se esperava depois do excesso de chuvas que castigou os cultivos de inverno. Ainda que o potencial de rendimento não vá alcançar o do ano anterior, o número total não deve ser ruim se as condições climáticas melhorarem durante a primavera. No aspecto sanitário, Beceiro detectou ferrugem em vários lotes.
Alejandro Álvarez, técnico da União Rural de Flores, informou que nas últimas semanas foi registrado um problema de bacteriose no trigo, vinculado ao excesso de umidade, solos alagados e temperaturas acima da média. Isso resultou em algumas plantas que ficaram sem folhas. Como paliativo, os produtores aplicam fosfito de potássio juntamente com o fungicida.
Na zona de San José os cultivos estão em melhor situação: as aplicações de nitrogênio e fungicida que estavam pendentes foram feitas na semana passada. O potencial de rendimento também deve ser menor e as próximas semanas serão determinantes.
Tradução: Izadora Pimenta