Trigo se apresenta em boas condições na União Europeia, diz Comissão
A Comissão Europeia prevê que o rendimento do trigo na União Europeia será maior em relação ao ano passado, uma vez que as culturas semeadas no inverno atingiram a primavera com apenas danos mínimos causados pelo gelo. "Em geral, as perspectivas para a temporada são promissoras", disse a Comissão.
Apesar das condições frias em grandes partes da Europa Central e Oriental durante janeiro e a primeira parte de fevereiro, isso não foi suficiente para afetar o cereal. A Europa Ocidental, por sua vez, viu temperaturas moderadas ao final de fevereiro e início de março, com eventos de geada mais escassos do que o habitual.
Umidade na França
Na França, que é o principal país produtor de trigo da União Europeia, as chuvas recentes estão melhorando a umidade do solo para a primavera, após um inverno seco.
As chuvas acumuladas desde o início de Dezembro estão bem abaixo da média em todas as regiões da França.
Com isso, as colheitas de inverno não foram afetadas durante o período seco, disse a comissão. Mas a Comissão advertiu também que uma escassez de chuva ainda é proeminente na Alemanha.
Sem preocupações na Rússia
Na Rússia, o trigo teve apenas pequenas perdas durante o inverno. A Ucrânia, por sua vez, viu condições ligeiramente negativas.
"As condições meteorológicas nas próximas semanas determinarão as perspectivas para o cereal de inverno [na Ucrânia]", disse a Comissão.
Melhora de rendimentos
A Comissão Europeia prevê que a produção de trigo mole na União Europeia será de 6,02 toneladas por hectare. Isso significaria um aumento de 7,7% em relação ao ano passado.
Prevê-se que os rendimentos de trigo na França aumentem 35% em relação aos níveis baixos da temporada anterior.
Esta previsão está em linha com as feitas pela Strategie Grains, que registrou rendimentos de 6,0 toneladas por hectare, com uma safra total de 143,9 milhões de toneladas.
Tradução: Izadora Pimenta