Safra de trigo da Argentina deverá ter margens ainda melhores em 2017/18
A safra 2016/17 de trigo da Argentina foi recorde a nível nacional, de acordo com o Governo, com uma produção de 18,4 milhões de toneladas, embora as estimativas privadas tenham apostado em 15 milhões de toneladas. Somente a província de Córdoba chegou às margens de 5 milhões de toneladas.
A combinação de condições meteorológicas favoráveis e um contexto econômico adequado foram os incentivos necessários para o produtor, disse a Bolsa de Cereais local. E as boas notícias seguem: a entidade projeta uma melhora nas margens no ciclo 2017/18.
Os técnicos da Bolsa entendem que se abre uma oportunidade para aumentar os níveis de fertilização, repor os nutrientes e fazer um trigo de qualidade. O preço esperado para a safra 2017/18 é de US$159 por tonelada, o que representa um aumento de 8% em relação à safra anterior.
Um dos itens que tem mais relevância nos últimos anos, o frete, será o grande percalço nos preços para o produtor. Enquanto na safra 2014/15 ele representava 20% do preço do trigo, nesta safra ele deve alcançar os 29% - com exceção dos departamentos mais próximos dos portos, que devem ficar entre 19% e 23%.
Tradução: Izadora Pimenta