Geada severa na Ucrânia pode danificar safras de grãos de inverno, diz consultoria

Publicado em 05/01/2017 14:15

KIEV (Reuters) - Uma inesperada queda acentuada nas temperaturas da Ucrânia pode danificar as safras de grãos de inverno do país devido à ausência da cobertura de neve nos campos, disse a consultoria UkrAgroConsult nesta quinta-feira.

Meteorologistas projetam uma onda de frio a partir de 6 de janeiro e prevêem que as temperaturas cairão na média para de -13 a -17 graus celsius, possivelmente até mesmo para -20 graus celsius.

"O atual nível de cobertura de neve é insuficiente para uma proteção confiável das safras de inverno contra geadas mais severas do que -15 graus celsius que durem mais de cinco dias", disse a consultoria em nota.

"A sobrevivência das safras de inverno a essa geada irá depender inteiramente da quantidade de neve neste período."

A maioria dos campos da Ucrânia estavam cobertos com, no máximo, de 4 a 5 centímetros de neve até 5 de janeiro, segundo meteorologistas.

(Por Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas
Arroz/Cepea: Preço no RS cai quase 25% nesta parcial de 2025 Arroz/Cepea: Preço no RS cai quase 25% nesta parcial de 2025
Agrodefesa monitora mosca-branca e viroses do feijoeiro em 12 municípios de Goiás
Feijão-carioca segue dentro do esperado: mercado com viés de alta
Mercado de Feijões: Semana de valorização e exportações históricas
Preços do arroz nos supermercados japoneses caem pela primeira vez em 18 semanas