Japão e Coreia bloqueiam variedades de trigo dos EUA por temores sobre transgênicos

Publicado em 02/08/2016 10:39

CHICAGO (Reuters) - O Japão e a Coreia do Sul tomaram medidas para bloquear certas variedades de trigo importado dos Estados Unidos após plantas geneticamente modificadas da Monsanto <MON.N> não autorizadas terem sido encontradas no Estado de Washington, informou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

O governo do Japão disse que vai suspender as compras de todo o trigo Western White dos Estados Unidos para uso na alimentação, além de todas as compras de trigo Western White da Costa Oeste dos EUA, mas não do Golfo, para uso como ração animal até que o país possa iniciar testes de embarques norte-americanos.

O Japão também suspendeu a distribuição de todo o trigo dos EUA comprado anteriormente até que testes sejam realizados.

É a primeira vez que o Japão bloqueia as importações de trigo dos EUA desde meados de 2013, quando uma variedade de trigo transgênico, também desenvolvida pela Monsanto, mas nunca lançada comercialmente, foi encontrada em uma fazendaem Oregon.

A Coreia do Sul suspendeu a liberação do trigo dos EUA para uso na indústria de alimentos, disse o USDA.

(Reportagem de PJ Huffstuter)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de arroz da Tailândia no primeiro trimestre caem 30% ao ano Exportações de arroz da Tailândia no primeiro trimestre caem 30% ao ano
Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção
Rússia pode ter colheita melhor que em 2024, diz banco central
Mais japoneses estão adotando o arroz estrangeiro, mesmo antes de se tornar um tópico tarifário
Itaú BBA: Produção de amendoim no Brasil mais que dobra em 10 anos
Ibrafe: mercado de Feijão enfrenta desafios significativos nesta semana