Tempestades reduzem potencial de grandes safras de grãos no Canadá

Publicado em 13/07/2016 17:31

WINNIPEG, Canadá (Reuters) - Chuvas pesadas e fortes ventos devem afetar o potencial para as safras do oeste do Canadá, disseram oficiais do governo, mas a colheita ainda pode ficar acima da média.

Plantações na região de Saskatchewan, a maior província produtora de trigo e canola do Canadá, receberam cerca de 127 milímetros de chuvas, fortes ventos e granizo desde domingo.

As tempestades achataram parte do trigo e podem provocar doenças nas safras de lentilha e ervilhas da província, que são sensíveis a condições úmidas, disse Brent Flaten, porta-voz para o ministério da Agricultura de Saskatchewan, nesta quarta-feira.

"Tudo vai ser rebaixado agora no que se refere ao potencial de rendimento," disse Flaten, acrescentando que as lavouras ainda estão em boa condição em relação aos últimos anos.

A dimensão dos danos à colheita pode não ficar claro por uma semana, dependendo de quão rápido os campos alagados drenem e se as lavouras achatadas se levantarão novamente, disse.

O clima favorável de primavera e verão levou a estimativas de uma colheita acima da média para o oeste do Canadá neste ano. O país é um dos principais exportadores de trigo e o maior exportador de canola.

(Por Rod Nickel)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Epamig incentiva a expansão do arroz de terras altas em Minas Epamig incentiva a expansão do arroz de terras altas em Minas
Receita de exportação de grãos da Argentina cresce 20% em março Receita de exportação de grãos da Argentina cresce 20% em março
Ibrafe: é hora de promover e consumir o feijão-preto
Comerciantes de grãos pedem à Ucrânia que suspenda mudanças no mecanismo de preços, dizem que exportações estão em risco
Ibrafe: Demanda superando a oferta de feijão-carioca
Abiarroz manifesta apoio à antecipação dos efeitos da reforma tributária