Baixa umidade do solo afeta plantio do trigo no RS

Publicado em 04/07/2016 07:56

O plantio do trigo no Rio Grande do Sul avançou 20 pontos percentuais nesta semana e atingiu 45% da estimada em 766,8 mil hectares. Os dados são da Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho.

Segundo os técnicos, a pouca chuva ocorrida nas principais regiões produtoras da metade Norte do Estado tem impedido um avanço mais acelerado do plantio.

“Mesmo assim, de olho no fim do período recomendado, produtores têm preferido jogar as sementes ao solo com aumidade desfavorável e esperar pelas chuvas”, dizem eles.

Veja mais:

>> Clima: Semana de chuvas fortes no Sul do Brasil

Os técnicos observam que a estratégia tem se mostrado pouco eficaz, “pois tem provocado uma germinação desuniforme, causando falhas no stand de algumas lavouras, fato este que poderá resultar na diminuição da produtividade caso as precipitações não retornem a níveis aceitáveis”.

A baixa umidade do solo também tem impedido a aplicação de adubação em cobertura nas lavouras implantadas por primeiro. Eles ressaltam que “se, por um lado, essa situação impede, momentaneamente, o bom desenvolvimento das plantas, por outro a pouca umidade e as baixas temperaturas impedem a proliferação de doenças fúngicas e insetos, retardando a aplicação de defensivos”.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim