Plantio do trigo gaúcho avança e atinge 35% da área

Publicado em 17/06/2016 07:21

Os produtores do trigo no Rio Grande do Sul aproveitaram as condições climáticas favoráveis para acelerar o plantio do cereal. O avanço nesta semana foi de 11 pontos percentuais e os trabalhos atingiram 35% da área estimada inicialmente em 766,8 mil hectares para esta safra pela Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho.

No informativo conjuntural divulgado nesta quinta-feira, os técnicos da Emater/RS observam que o plantio atingiu percentuais expressivos em regiões importantes, como Santa Rosa (71%) e Ijuí (65%). ”Com a previsão de tempo seco para os próximos dias a tendência é de se intensificar o plantio, podendo ser concluído brevemente nessas regiões”, dizem eles.

Segundo os técnicos, a disponibilidade de sementes no comércio continua escassa e também persistem problemas de baixa germinação, tanto de sementes próprias como das compradas. O problema é mais acentuado no caso das sementes próprias.

Em relação ao clima, eles comentam que o frio e os dias ensolarados contribuem para o desenvolvimento das lavouras, que em muitos casos apresentam bom perfilhamento. As fortes geadas registradas recentemente causaram a queima de plantas invasoras e de culturas remanescentes.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim