91% da cevada plantada no Brasil é resultado da pesquisa nacional
No Brasil a área plantada com cevada em 2016 está estimada em 94,8 mil hectares, sendo que 91% será semeado com cultivares BRS, sigla que identifica materiais provenientes do programa de melhoramento genético liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com uma produção nacional de aproximadamente 300 mil toneladas ao ano, o volume atende apenas 43% da necessidade da indústria brasileira que produz 1,3 milhão de toneladas de malte. Para suprir essa demanda ainda são importadas anualmente 400 mil toneladas de cevada.
De acordo com a Embrapa, a ampliação da área plantada com cultivares brasileiras contribuiu para o aumento de produtividade da cevada. Em 1985, quando ainda não havia cultivos com genética Embrapa, a produtividade média foi de 1.671 quilos por hectare. Dez anos depois, representando 46% da área, o rendimento médio das lavouras saltou para 2.526 quilos por hectare. Para 2016, com 91% da área semeada com BRS, a produtividade nacional média pode chegar a 3.300 kg/ha.
“O Brasil é grande consumidor e importador de malte e cevada apenas para atender a indústria cervejeira, havendo, portanto, grandes oportunidades para o aumento da capacidade de malteação e da produção de cevada”, salienta o pesquisador da Embrapa Trigo, Euclydes Minella.
Leia a notícia na íntegra no Gazeta do Povo