Plantio do trigo segue atrasado e atinge 24% da área no RS

Publicado em 13/06/2016 07:37

O plantio do trigo no Rio Grande do Sul avançou sete pontos percentuais nesta semana e atingiu 24% da área estimada para esta safra, segundo o informativo conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho. Os produtores intensificaram os trabalhos nesta semana, que atingiram mais de 45% em regiões importantes como Ijuí e Santa Rosa No geral o plantio está atrasado em relação ao mesmo período do ano passado, quando 32% da área já estava semeada.

A previsão inicial da Emater/RS é de retração 13,1% no plantio de trigo, para 766,8 mil hectares, mas o aumento de 20% nos preços do cereal no mercado gaúcho nos últimos dias pode provocar uma reversão de tendência, pois está impulsionando a procura por sementes para ampliação da área. A alta de preços do trigo se deve à maior demanda pelas indústrias de carne e rações, em substituição ao milho.

A Emater/RS observa que a pouca oferta está forçando força os produtores a adquirirem sementes de pouco vigor e de menor potencial produtivo, fato que poderá afetar negativamente a produtividade final das lavouras.

Nos próximos dias, os produtores iniciam o plantio na região do Planalto “Os triticultores preferem iniciar a semeadura após 10 de junho, concentrando-a entre 15 e 30, período esse que historicamente tem produzido melhores resultados”, dizem os técnicos. Já na Serra, o plantio foi iniciado apenas nos municípios de menor altitude como Montauri, que são pouco representativos em área.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
undefined