RS: Feijão com bom rendimento

Publicado em 07/06/2016 13:30
Safra atual é a menor em extensão plantada no Rio Grande do Sul desde o início da série histórica, com 61,7 mil hectares

No ciclo em que o feijão ocupou a menor área plantada no Rio Grande do Sul, a redução na colheita só não foi maior porque a produtividade foi uma das melhores da história. A safra de verão apresentou resultado médio de 1.560 quilos por hectare. Já a safrinha, 90% colhida, teve rendimento um pouco mais baixo, o que é comum - deverá ficar em 1.300 quilos por hectare. A causa principal foi a chuva em excesso durante a germinação da planta, entre fevereiro e março.

A extensão plantada foi de 41,8 mil hectares na primeira safra e de 19,9 mil hectares no segundo ciclo, totalizando 61,7 mil hectares. É a menor área registrada pela Emater-RS, desde o início da série histórica, em 1970.

— A cultura vem perdendo área, mas essa redução ocorre na safra (primeiro ciclo). A safrinha tem permanecido no mesmo patamar — explica Dulphe Pinheiro Machado Neto, gerente técnico da Emater-RS.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined