RS: Feijão com bom rendimento

Publicado em 07/06/2016 13:30
Safra atual é a menor em extensão plantada no Rio Grande do Sul desde o início da série histórica, com 61,7 mil hectares

No ciclo em que o feijão ocupou a menor área plantada no Rio Grande do Sul, a redução na colheita só não foi maior porque a produtividade foi uma das melhores da história. A safra de verão apresentou resultado médio de 1.560 quilos por hectare. Já a safrinha, 90% colhida, teve rendimento um pouco mais baixo, o que é comum - deverá ficar em 1.300 quilos por hectare. A causa principal foi a chuva em excesso durante a germinação da planta, entre fevereiro e março.

A extensão plantada foi de 41,8 mil hectares na primeira safra e de 19,9 mil hectares no segundo ciclo, totalizando 61,7 mil hectares. É a menor área registrada pela Emater-RS, desde o início da série histórica, em 1970.

— A cultura vem perdendo área, mas essa redução ocorre na safra (primeiro ciclo). A safrinha tem permanecido no mesmo patamar — explica Dulphe Pinheiro Machado Neto, gerente técnico da Emater-RS.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do feijão preto está abaixo do mínimo estipulado pela Conab Preço do feijão preto está abaixo do mínimo estipulado pela Conab
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025 Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Arroz/Cepea: Presença compradora e recuo vendedor estabilizam cotações
Ibrafe: em maio haverá menos Feijão-carioca disponível do que em abril
Arroz tem preços estáveis com mercado esperando sinais do consumo interno e exportações
Ibrafe: Compradores relataram dificuldades significativas em adquirir feijão