Pesquisa busca aumentar produtividade e reduzir custos nas lavouras de trigo

Publicado em 22/04/2016 11:48

A redução de produção e produtividade do trigo nos campos gaúchos nos últimos dois anos tem levado os agricultores a buscarem alternativas para a manutenção da cultura. Para se ter uma ideia, em 2015 a safra foi de 1,39 milhão de toneladas. O último ciclo com resultado abaixo deste volume foi em 2006, com 728 mil toneladas. Uma das iniciativas é da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), que, em parceria com a Embrapa Trigo e as áreas técnicas de cinco cooperativas (veja quadro), iniciará um projeto-piloto de implantação de áreas demonstrativas para pesquisar as variedades que melhor se adaptam a cada região do Estado. 

– O objetivo é reduzir custo e aumentar a produtividade, pois o risco do produtor de trigo é muito alto – adianta Paulo Pires, presidente da Fecoagro.

Segundo Pires, é preciso baixar o valor de produção do trigo tipo soft, destinado à elaboração de massas e biscoitos, pois hoje está próximo ao custo de produção do trigo Tipo 1 (para pão). O valor fica entre R$ 1,6 mil e R$ 1,7 mil por hectare. Uma das premissas é garantir retorno mínimo do investimento a quem se mantém na atividade. 

– Monitoraremos as lavouras para ajustar o custo de produção. Quem utiliza tecnologia, usa conhecimento, não necessariamente aumenta a quantidade de insumos, pode até reduzir o uso – detalha João Leonardo Pires, pesquisador da Embrapa Trigo.

João exemplifica com o uso de nitrogênio, que impede o crescimento acima do esperado, não deve ser aplicado quando a planta já apresenta um tamanho ideal. Assim como a distribuição de sementes, que deve obedecer a critérios de distanciamento mínimo, o que nem sempre ocorre.

Os técnicos da Embrapa e das cooperativas analisarão os diferentes tipos de clima, solo e área. 

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Tags:

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined