Seca no sul do Piauí causa perdas de 80% na soja e 70% no milho

Publicado em 04/04/2016 07:28

A agricultura piauiense pode registrar na Safra 2015/2016 o maior prejuízo da história, devido, talvez, à pior seca até o momento (re)conhecida no Estado. Culturas como soja, milho, feijão,arroz de sequeiro e mandioca estão diretamente afetadas pelo calor excessivo e a ausência de chuvas durante os meses de dezembro/2015, fevereiro/2016 e março/2016, o que deverá acarretar em perdas milionárias aos produtores, ainda não calculadas pelos órgãos oficiais.

O período seco e quente ocasionou grande estresse hídrico para as fases vegetativas e reprodutivas dessas plantas, tanto nas áreas baixas quanto no planalto (Serras, Cerrado).

Nos últimos 04 (quatro) meses a precipitação acumulada na cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí e a 910 quilômetros da capital, Teresina, foi de 823,5 milímetros, assim (mal) distribuídos: DEZEMBRO/2015 - 57,5 milímetros; JANEIRO/2016 - 585,0 milímetros; FEVEREIRO/2016 - 38,5 milímetros; e, finalmente, MARÇO/2016 - 142,5 milímetros.

Conforme os dados pluviométricos do EMATER-PI, as precipitações do período foram muito irregulares, já que 71% (setenta e um por cento) de toda a chuva caída nos últimos quatro meses se concentraram no mês de Janeiro/2016, com acumulado de 585,0 milímetros.


Com base nessas informações estatísticas e na comprovação in loco, por meio da visitação realizada em lugares ribeirinhos e, principalmente, nas serras do Riachão, das Guaribas, doOuro e da Fortaleza, técnicos do EMATER estimaram perdas elevadas em todas as culturas anuais (Arroz, Feijão, Milho e Soja) e na Mandioca, que, igualmente, foi seriamente atingida.

Leia a notícia na íntegra no site Portal o Dia.

Tags:

Fonte: Portal o Dia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Feijão Caupi em baixa com maior oferta Ibrafe: Feijão Caupi em baixa com maior oferta
Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas Geada e seca atingem plantações de grãos e oleaginosas no sul da Ucrânia, dizem meteorologistas
Arroz/Cepea: Preço no RS cai quase 25% nesta parcial de 2025
Agrodefesa monitora mosca-branca e viroses do feijoeiro em 12 municípios de Goiás
Feijão-carioca segue dentro do esperado: mercado com viés de alta
Mercado de Feijões: Semana de valorização e exportações históricas