Egito muda regras para pagamento de importações de trigo em meio a crise cambial

Publicado em 23/12/2015 11:37

ABU DHABI (Reuters) - O Egito anunciou que mudou os termos para pagamento pelo trigo adquirido nos leilões da Autoridade Geral Para Oferta de Commodities, um movimento que poderá dar ao comprador estatal do grão mais tempo para pagar pelas operações em meio a uma forte falta de moeda estrangeira no país.

"Isso basicamente significa que o comprador estatal está dando a si mesmo mais tempo para pagar", disse um operador no Cairo. "Isso pode levar a uma alta nos preços hoje oferecidos a eles".

O vice-presidente do conselho da compradora estatal, Mamdouh Abdel Fattah, recusou-se a dizer o motivo da mudança, mas operadores dizem que ela foi causada por uma crescente crise cambial no Egito.

A revolta surgida no Egito em 2011 levou embora turistas e investidores estrangeiros, deixando o país sem moeda forte necessária para pagar por importações de tudo, desde alimentos até gasolina e matérias-primas. As reservas de moeda estrangeira caíram pela metade desde então, para 16,4 bilhões de dólares.

O Egito, um dos maiores importadores de trigo do mundo, compra cerca de 10 milhões de toneladas do grão a cada ano para alimentar sua população de 90 milhões de habitantes.

(Por Maha El Dahan)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina
Fávaro diz em entrevista que leilão para importar arroz não é mais necessário
Comissão ouve ministro Paulo Pimenta sobre importação de arroz
Cerealistas defendem manutenção da isonomia tributária