Deral prevê queda de 10% na produção paranaense de trigo

Publicado em 10/12/2015 06:47

O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, confirmou a quebra da produção estadual de trigo, estimada em 3,427 milhões de toneladas, volume 10% abaixo das 3,828 milhões de toneladas colhidas no ano passado e 15% abaixo do potencial produtivo de 4 milhões de toneladas.

Os técnico do Deral explicam que “as reduções do potencial se deram especialmente por causa dos períodos chuvosos, e aconteceram de maneira relativamente uniforme no estado, e em menor escala por causa das geadas, estas com perdas mais concentradas no Sudoeste”.

Segundo eles, apesar das poucas chuvas em agosto e setembro. Em outubro, novembro e mesmo neste começo de dezembro os choveu acima do necessário para a cultura do trigo, e, além disso, coincidiu com parte do período de colheita, “onde a qualidade do produto fica especialmente sensível às precipitações”.

Devido às chuvas, apesar da queda uniforme de produtividade entre as regiões, a qualidade foi afetada de diferentes maneiras no estado. Os técnicos observam que “há certa dificuldade para se estimar a qualidade do trigo, devido às inúmeras características que definem seu uso potencial”.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Tags:

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined