Arroz: Safra brasileira deve cair 5,8% em 2015/16, projeta Safras & Mercado

Publicado em 04/12/2015 11:47

A safra brasileira de arroz em 2015/16 deverá recuar 5,8%, totalizando 11,67 milhões de toneladas. A previsão faz parte do novo levantamento divulgado hoje por SAFRAS & Mercado. A estimativa anterior, divulgada em setembro, apontava produção de 12,245 milhões de toneladas.

 Os produtores devem plantar 2,233 milhões de hectares na safra 2015/16. Esse número corresponde a um recuo de 3,7% em relação à primeira estimativa realizada por SAFRAS & Mercado e de 3,5% em relação aos 2,318 milhões de hectares plantados no ciclo produtivo anterior.

 O recuo se deve, principalmente, às condições climáticas desfavoráveis nas principais regiões produtoras (RS e SC), que atrasaram o plantio e obrigaram o replantio em muitas áreas.

 "No período em que foi realizada a primeira estimativa, a expectativa dos produtores era de que os preços apresentassem uma elevação mais expressiva que a verificada atualmente. Além disso, com a taxa cambial encarecendo os insumos, existe a perspectiva de um menor investimento e, consequentemente, uma redução da produtividade das lavouras", avalia o analista de SAFRAS, Elcio Bento.

 No Rio Grande do Sul a estimativa aponta para uma manutenção da área plantada em 1,040 milhão de hectares. O clima adverso, o alto custo de produção e a incerteza em relação à atuação do governo, minimizaram os efeitos que a elevação das cotações poderia ter sobre a decisão do produtor em plantar uma área maior.

 Os mesmo fatores que justificam a queda no Rio Grande do Sul podem ser considerados para Santa Catarina, onde se espera uma queda de 0,7% na área, para 147 mil hectares. O potencial produtivo fica em 1,030 milhão de toneladas, com queda de 2%.

Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined