Arábia Saudita deve importar 3,5 mi t de trigo em 2016

Publicado em 14/10/2015 12:29

RIAD (Reuters) - A principal agência estatal de compra de trigo da Arábia Saudita, a Organização Geral de Silos e Moinhos de Trigo, disse que espera importar 3,5 milhões de toneladas do grão em 2016, quando irá interromper as aquisições de trigo plantado no país.

A agência caminha para importar 3,4 milhões de toneladas de trigo em 2015, disse o diretor-geral, Ahmed al-Fares, em uma apresentação feita em um fórum em Riad.

A Arábia Saudita tornou-se um grande importador de trigo duro e soft desde que abandonou os planos de autossuficiência em 2008, uma vez que a produção agrícola no deserto utiliza preciosos volumes de água.

O país tem reduzido constantemente o cultivo de trigo e prevê depender totalmente de importações em 2016, para economizar água.

As compras de trigo doméstico em 2015 deverão alcançar 420 mil toneladas, ante 1,72 milhão em 2008, antes do início do plano de redução de produção.

A demanda de trigo no país deverá crescer a uma taxa de 3,2 por cento ao ano, atingindo 4,5 milhões de toneladas em 2025, disse a agência, principalmente devido ao aumento populacional.

A capacidade de armazenamento do país está em 3,1 milhões de toneladas, ou 10 meses de consumo.

(Por Reem Shamseddine)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina
Fávaro diz em entrevista que leilão para importar arroz não é mais necessário
Comissão ouve ministro Paulo Pimenta sobre importação de arroz
Cerealistas defendem manutenção da isonomia tributária
Ibrafe: Primeiros a receber o Feijão nota 10 Goiás, Minas Gerais e São Paulo