Trigo colhido até o momento no RS é de boa qualidade, aponta Emater

Publicado em 01/10/2015 18:09

A colheita do trigo já foi iniciada em algumas regiões do Rio Grande do Sul, como Santa Rosa e Ijuí, e de acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quinta-feira (01/10), a qualidade do produto é considerada boa até o momento. O percentual colhido atinge 2% do total plantado, havendo ainda 11% já maduros e prontos para serem ceifados, o que deverá se intensificar nos próximos dias, se o clima colaborar.

A expectativa de produtividade das lavouras de trigo permanece dentro da esperada, girando em torno dos 2,4 mil kg/ha. Os técnicos da Emater/RS-Ascar acompanham agora o comportamento dos 60% que estão em fase de formação de grão, que são as áreas mais impactadas com a ocorrência de geadas durante o mês de setembro.

Nesse período inicial de colheita do trigo, as cooperativas não estabelecem preços para a entrega do produto, já que aguardam a confirmação da produção e, principalmente, da qualidade do grão colhido. A Emater/RS-Ascar também considera a procura pelo Proagro normal, face às circunstâncias. Para o trigo são pouco mais de 1,7 mil solicitações.

Em relação ao milho, apesar de alguns momentos com excesso de umidade e mesmo de chuvas mais intensas, o plantio da nova safra segue de forma bastante acelerada, alcançando nesta semana 54% do total projetado, contra os 44% registrados semana na passada. Importantes regiões produtoras – como Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo – atingem percentuais próximos aos 70%.

Algumas áreas de plantações de milho afetadas pelas geadas foram replantadas na última semana, enquanto outras deverão ser utilizadas para o plantio da soja. As lavouras emergidas após o período de frio, segundo a Emater/RS-Ascar, apresentam excelente desenvolvimento e stand de plantas e as que não foram afetadas pelas geadas apresentam bom vigor.

Foto: Kátia Marcon

Tags:

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined