Brasileiro corta o pão e afeta demanda por trigo

Publicado em 15/09/2015 07:01 e atualizado em 15/09/2015 07:46

A agricultura brasileira tenta ultrapassar pela primeira vez a marca de 7 milhões de toneladas de trigo, mas o ano é de retração no consumo interno de derivados como pães, massas e biscoitos. O quadro não afeta em cheio o preço do produto no campo porque o país depende de importações, de acordo com os dados oficiais.

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que as importações estão mais lentas. “As importações mantêm-se em cadência lenta, totalizando 3,35 milhões de toneladas entre janeiro e agosto, enquanto que nesse mesmo período de 2014 foram 4,18 milhões de toneladas, ou seja, 828,5 mil toneladas a menos, refletindo a queda da moagem da indústria brasileira, devido ao menor consumo da indústria e da população”, aponta o documento da estatal.

O consumo caminhava para 12 milhões nos últimos anos mas deve ficar em 11 milhões de toneladas em 2015, aponta a Conab. “O desempenho da indústria moageira poderá ser menor, em função do baixo consumo e do aumento das importações de farinha de trigo da Argentina”, acrescenta a companhia.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined