Cobertas de branco, lavouras de trigo no RS são prejudicadas por geada
As lavouras de trigo no Norte do Rio Grande do Sul amanheceram cobertas por geada na manhã deste sábado. O orvalho congelado nesta época, período em que 80% da safra está em floração e enchimento de grãos, é péssimo para a cultura. Produtores já calculam perdas na produção.
— Nessa fase o dano causado pela geada é muito grande. Não sabemos o quanto ainda, mas certamente haverá quebra de safra — lamenta o produtor rural Áurio Zanatta, que registrou o orvalho congelado na lavoura no município de Selbach.
A última geada nessa época, lembra Zanatta, ocorreu no dia 26 de setembro de 2012. Naquele ano, boa parte das plantas abortaram os grãos, comprometendo a qualidade da safra.
Após o frio intenso no fim de semana e aquecimento da temperatura a partir de terça-feira, prognósticos da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) apontam precipitações para a metade da semana superiores a cem milímetros — quase a média estadual para o mês de setembro. Chuva em excesso prejudica a formação dos grãos e a polinização, explica o agrônomo Gian Franco Bratta, da gerência de planejamento da Emater.
Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.