Cobertas de branco, lavouras de trigo no RS são prejudicadas por geada

Publicado em 14/09/2015 08:57

As lavouras de trigo no Norte do Rio Grande do Sul amanheceram cobertas por geada na manhã deste sábado. O orvalho congelado nesta época, período em que 80% da safra está em floração e enchimento de grãos, é péssimo para a cultura. Produtores já calculam perdas na produção.

— Nessa fase o dano causado pela geada é muito grande. Não sabemos o quanto ainda, mas certamente haverá quebra de safra — lamenta o produtor rural Áurio Zanatta, que registrou o orvalho congelado na lavoura no município de Selbach.

A última geada nessa época, lembra Zanatta, ocorreu no dia 26 de setembro de 2012. Naquele ano, boa parte das plantas abortaram os grãos, comprometendo a qualidade da safra.

Após o frio intenso no fim de semana e aquecimento da temperatura a partir de terça-feira, prognósticos da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) apontam precipitações para a metade da semana superiores a cem milímetros — quase a média estadual para o mês de setembro. Chuva em excesso prejudica a formação dos grãos e a polinização, explica o agrônomo Gian Franco Bratta, da gerência de planejamento da Emater.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Tags:

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined