Agricultores trocam trigo por aveia no cultivo de inverno em lavouras do RS
Este ano, as lavouras de aveia ocupam um espaço maior no Rio Grande do Sul. A cultura está entrando em áreas onde antes havia trigo.
De acordo com a Emater, os agricultores reduziram a área plantada com trigo em 26% no estado. No ano passado, metade da produção foi perdida por causa de problemas climáticos.
"Além disso, o agricultor teve dificuldade na comercialização. Liquidez e preço baixo. Como essa história estava muito próxima do momento de tomada de decisão das culturas de inverno desse ano, isso pesou bastante na hora de tomar a decisão", diz Claudio Doro, agrônomo da Emater/RS.
Em 2014, o agricultor Ernani Henkes tinha 200 hectares de trigo. Mas, agora plantou apenas 20. Ele cultiva aveia no lugar do cereal. A cultura ocupa quase 600 hectares, com 120 de aveia branca.
Ao contrário da aveia preta, que serve para pastagens, a variedade branca é usada para alimentação humana e está no em forma de flocos, farinha e farelo ou ainda barras de cereal, biscoitos e pães integrais.
A estimativa da Emater é que sejam produzidas mais de 430 mil toneladas de aveia branca nesta safra, quase o dobro do que foi produzido no ano passado.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.